28 de outubro de 2009

Reflexão

Nesses dias afastada, devido ao problema com o computador, vi que sinto muita falta desse espaço...

Mostrar pro mundo o que faço com prazer é sem dúvida um privilégio. E ver que a sua felicidade e satisfação despertam em pessoas que vc nem conhece um sentimento bom, uma genuína admiração... isso é realmente especial.

Por não ter o que postar esses dias, tenho tido mais tempo de navegar por outros blogs. E ontem descobri o Blog da Cris Guerra: Para Francisco. A partir dele mergulhei no mundo da Cris, fui em todos os seus blogs... Foi um momento de reflexão. Não sei se todas vcs conhecem os Blogs da Cris, se não ainda, sugiro uma visita.

A Cris é uma mulher que respira criatividade, sentimentos, e faz tudo com muita liberdade! É tudo muito fascinante, encantador! E bonito também. E nada melhor do que conviver com a beleza e tudo o que a cerca.

Nós, que temos filhos, família, não podemos deixar que a correria nos deixe impunes à vida. Temos a obrigação de viver a vida intensamente. Com amor, com paixão, com tesão, aproveitando cada minuto da vida como se fosse o último. É claro que tudo isso com responsabilidade, mas sem deixar que essa tal responsabilidade nos retire a sabedoria da vivência, do experimentar, da criatividade, da alegria.

Como é bom deixar a criatividade correr solta! Como é bom fazermos o que gostamos! Como é bom cuidar da gente e de quem a gente ama! Como é bom ser livre!

Beijos,

barrinhagarf Pictures, Images and Photos

23 de outubro de 2009

Queimou tudo... e não foram os doces...

Nossa, aconteceu tudo o que não pode acontecer com uma blogueira... meu computador de casa queimou! Todo! Inteiro... Se conseguirmos recuperar o HD já será um alívio... e as fotos, os vídeos que eu ainda não tinha back up... ai, ai...

Bom, por isso fiquei esses dias afastada.

Estou no meio da produção de um novo bolo, cujo tema será flores. É para comemorar o aniversário de um aninho de uma pequena princesa, a filha da Rose lá do meu trabalho.

Acredito que até sábado esteja com o problema resolvido e com o lap top do meu marido, então vou poder postar o bolo já pronto...

Assim espero...

Beijos e boa noite!



barrinhagarf Pictures, Images and Photos

19 de outubro de 2009

Passo a Passo do Presente das Professoras

Atendendo a um pedido da Elisabete, vou postar aqui um passo a passo do presente que fiz com os cupcakes de maça das professoras dos meus filhos.





Primeiro peguei os bolinhos e juntei um contra o outro e coloquei o glacê real no meio. Com isso fiz uma forma "parecida" com uma maça. Depois, passei glacê ao redor de todo o bolinho, para que ele ficasse com uma forma gordinha.


Depois, peguei a pasta americana branca, que compro pronta, e um colorante em gel da cor vermelha.


Misture a quantidade de gel necessária para obter a cor desejada. A pasta é super macia e depois de aberta a embalagem, a pasta pode ser usada em até 15 dias. Não deve ser guardada na geladeira. Basta fechar bem a embalagem e colocar em um local fresco.


Após passar o glacê também ao redor dos bolinhos eu cobri com a pasta americana. Para isso, abri a pasta com um rolo de macarrão sobre uma mesa com açúcar impalpável (pode ser também maizena). Procurei deixar as extremidades mais finas do que o meio, para a maça ficar bem cheinha.

Os cabinhos eu fiz com os verdadeiros, retirados de maças que eu tinha em casa. Com isso pretendi dar um ar mais verídico as minhas maças...

Depois coloquei as maças dentro de um saquinho de celofani e cortei duas fitas de cetim, branca e vermelha, para dar o laço.


Com um cortador de maças, cortei em uma cartolina vermelha diversas maçazinhas para fazer o acabamento do saquinho.

Colei as maças com cola na extremidade do saquinho de celofani.

Pronto, está aí o presente das professoras. Um maça, como aquela que os personagens dos desenhos animados dão para as suas professoras.
Beijos,

barrinhagarf Pictures, Images and Photos

18 de outubro de 2009

Cupcake de Maça

Gente, consegui terminar a criação. Ao menos de um, para poder postar aqui.


Fiz o bolinho em forma de maça, o cabinho foi o próprio cabinho das maças de verdade que eu tinha aqui em casa (pra dar mais realidade ao invento!). A embalabem eu fiz de papel celofani, laços de cetim vermelho e branco e acabamentos de maçazinhas vermelhas, cortadas com o meu cortador de maças adquirido para o bolo da branca de neve (lembram?!).

A maça grande eu comprei já pronta em uma loja de Scrap Books. E o meu filho escreveu o nome da professora.

Vejam os detalhes:


Agora tenho que fazer mais 6 presentinhos, mas ficarão para depois do almoço...

Espero que elas gostem!

Beijos,
barrinhagarf Pictures, Images and Photos

17 de outubro de 2009

Idéias em Construção...

Estou a semana inteira pensando em uma lembrança para as professoras dos meus filhos... aí, idealizei um bolinho, em forma de maçã, que achei que ficaria bem legal, por ser um símbolo de presente para professores (alguém aí se lembra do Chico Bento da Turma da Monica presenteando a "fessora" dele??).

Nossa, mas como dá trabalho viu... não imaginava... Até agora já passei por algumas fases. Mas vou dormir e termino amanhã.

Seguem as fotos e a receita dos bolinhos:

Receita:
A base foi do bolinho de iogurte que postei no dia 31 de julho de 2009. Mas acrescentei coco ralado e mel. Meu filho aprovou, comeu três de uma só vez!

- 1 xícara de farinha de trigo
- 3/4 de xícara de açúcar
- 1 1/2 colher de chá de fermento
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de iogurte desnatado
- 30 gramas de manteiga
- coco ralado (usei um pouco mais da metade de um saquinho de 100 gramas)
- 1 colher de chá de mel ou karo
- chocolate granulado a gosto

Bater os ovos com o açúcar por 10 minutos e juntar os demais ingredientes aos poucos.

Por fim, misturar na massa o chocolate granulado e colocar nas forminhas. 20 minutos de forno médio são o suficiente para eles saírem bem fofinhos e assados.

Ah, e aproveitei pra estreiar as minhas forminhas de silicone da Willians Sonoma que ganhei. São o máximo mesmo!


Beijos,


barrinhagarf Pictures, Images and Photos

13 de outubro de 2009

Bolo do Vale dos Dinossauros










Pronto! A Festa do Vale dos Dinossauros aconteceu, e foi um sucesso! Muita chuva, é verdade, mas isso não diminuiu a alegrias das crianças, pelo contrário, deu um gostinho a mais na brincadeira! Afinal, quem não gosta de brincar na chuva... ainda mais no pula pula...



Bom, vamos ao bolo e aos bolinhos:


Agora a família dos exploradores!



O Vale e seus detalhes...


A leitura das pistas do mapa do tesouro


A carta mágica...





A caça ao tesouro dos dinossauros... Achamos os ovos e os dinos!
Kit explorador: lanterna militar, bandana camuflada e muita atenção e alegria!



Beijos,



barrinhagarf Pictures, Images and Photos

9 de outubro de 2009

Idéias em Construção...



Esses são o bolo e os bolinhos (cupcakes) que estou fazendo para a festinha de amanhã do Vale dos Dinossauros... Ainda faltam o segundo andar e o vulcão... ai, ai...
Beijos,

barrinhagarf Pictures, Images and Photos

7 de outubro de 2009

Bolo do R2D2

Primeira etapa da comemoração cumprida: A festa da escola! Tema: Star Wars.


O bolo e o seu dono! Momento único! Admiração e Felicidade!

Os detalhes do bolo - a massa é só na cabeça do robo. Fiz numa forma clássica de furo no meio e para facilitar a minha vida, coloquei o recheio de brigadeiro mole no meio, naquele buraquinho que fica. Assim, quando cortarem o bolo o brigadeiro irá escorrer... Huummmmm...

Para dar o formato curvado em cima, eu usei a "argamassa'.


Outro ângulo...
A base do R2D2 foi feita de sucata (caixinha de sucrilhos, de remédio, tampa de nescau e lata de pasta americana) e as crianças que pintaram os detalhes (com uma ajudinha minha é claro...). Alguns pedaços também foram de corte e colagem.



A arte final. O bolo pronto, na base de sucata, pronto pra ser "atacado" na festinha da escola!

O resto do quitutes da festa eu encomendei no site Ki Doguinho. Agora eles têm não só os famosos cachorros quentes, como também misto quente e brigadeiros brancos e pretos. Além de uma kit festa, que incluiu sucos e refrigerantes. Eu comprei os Ki Negrinhos e Ki Branquinhos, o Ki Mistinho e Sucos. Sai em conta e é prático demais...
Para os enfeites, comprei aqueles prontos do tema, copos, pratinhos, painel e toalha de mesa. Adquiridos direto do Saara, que fica no Centro da Cidade do Rio. Uma beleza!
Espero que vocês tenham gostado. Eu não acho que tenha ficado perfeito em termos de detalhes e acabamento, mas com certeza ficou perfeito no quesito criatividade!!!
Beijos,
barrinhagarf Pictures, Images and Photos

5 de outubro de 2009

Idéias em Construção...

Essa semana será dedicada ao aniversário do meu caçula, o João Felipe. Ele faz 5 anos no próximo dia 10.

Farei um bolinho na escola, na quarta-feira e outro bolinho am Angra. Esse ano, nada de festas mirabolantes...


O tema de quarta é Star Wars, a febre do momento. O tema de sábado, em Angra, será Vale dos Dinossauros.

Hoje vou postar as idéias para quarta-feira, que chega antes claro...


Pensei em fazer um bolo do R2D2. Pra quem não conhece, ele é aquele robozinho simpático, redondinho que fala "Ui ou iiiiii":





Mas tava difícil imaginar o que fazer e obvimente, queria sair do lugar comum, do bolo de papel de arroz (que eu não sei usar) ... Aí pensei em fazer todo o R2D2 de bolo, mas como a festa é pequena, seria muito bolo... Aí, veio a idéia, que ficou corroborada por uma foto que encontrei na Internet.


O bolo será somente a cabeça do R2D2, tal como o foto abaixo.




O resto do corpo será de sucata, que eu e os meus filhos já estamos construindo...



Espero que dê tudo certo!!!!


Beijos,


barrinhagarf Pictures, Images and Photos

4 de outubro de 2009

Diet x Light


Hoje dou início ao meu novo projeto aqui no Blog, de escrever sobre alimentos Diet e Light, apresentando as suas características e diferenças.


Não sei ainda a periodicidade das publicações, mas teremos um link na barra lateral para acesso rápido a essas informações. Também estarei à disposição pelo e-mail, caso alguém queira tirar dúvidas ou enviar sugestões.


Nesse projeto, terei a colaboração de minha grande amiga e médica Renata.


Esse primeiro Post é baseado em uma matéria que encontrei na Veja On Line sobre as principais dúvidas sobre o tema. Nela eles procuram desvendar mitos e trazer algumas informações rápidas sobre esse tema tão atual e que tanto confunde a gente. Depois voltaremos a alguns dos temas levantados na reportagem para aprofundá-los um pouco mais. Esse é só o começo.



Quem é quem:

Os produtos diet e light estão presentes em mais de 35% dos lares brasileiros – o número é da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad). O consumo só aumenta: de 1998 a 2008, o crescimento foi de 800%. Mesmo assim, atire o primeiro adoçante quem nunca ficou na dúvida a respeito das diferenças entre diet e light. Os dois tipos ajudam a emagrecer? Entre o chocolate light e o diet, qual não tem açúcar na fórmula? E, afinal, refrigerante zero é a mesma coisa que light? Entenda as características de cada um e saiba como escolher o alimento mais adequado para a sua dieta.

Diet:

O termo só pode ser aplicado a alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio. Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar. Já uma bebida diet deve possuir um teor de açúcar menor que 0,5g/100ml - esse limite pode ser maior nos refrigerantes dietéticos em que é adicionado suco de fruta.

Os consumidores de produtos diet normalmente apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), e o sal (hipertensos).

Light:

O termo light pode ser utilizado em produtos que tenham baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional. Os alimentos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos. No caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml ou a redução mínima de 25% em termos de calorias, em comparação com produtos similares convencionais. O produto ao qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo.

Os consumidores de produtos light são pessoas saudáveis que buscam produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, em comparação com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Esses alimentos são recomendados, por exemplo, em dietas para perder peso.


Alguns Mitos:

É comum produtos diet serem associados a emagrecimento, mas muitas vezes o valor energético não é menor do que o de produtos convencionais. Pode até ser maior. O chocolate diet não contém açúcar, mas é gorduroso e calórico – mais que o similar não diet. Em outros casos, o nutriente eliminado (sódio ou proteína, por exemplo) pode não interferir na quantidade de calorias.

No chocolate diet, o açúcar é substituído pelo adoçante. Para preservar a consistência e torná-lo mais palatável, o fabricante muitas vezes adiciona gordura à fórmula, por isso o valor calórico aumenta. Assim, o produto é indicado para os diabéticos, mas não traz vantagem para quem quer perder peso.

Produtos light só ajudam a perder peso caso haja diminuição significativa no teor de algum nutriente energético. Também é importante ressaltar que o consumo em excesso de um produto que contém menos calorias em relação ao original pode encadear a ingestão de uma quantidade igual ou até maior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo não-light.

O chocolate light por exemplo traz a redução de algum nutriente específico ou do valor energético. É preciso consultar a tabela nutricional, na embalagem, para saber se essa redução é conveniente para a dieta do consumidor. Para quem tem alguma restrição alimentar, o chocolate light pode não ser o mais indicado.


Regulamentos, Rótulos e Informações Adicionais:

Nos últimos anos os rótulos de vários refrigerantes foram alterados. O termo diet foi substituído por light. A Coca-Cola Light, por exemplo, é antiga Coca-Cola Diet. A mudança dos componentes edulcorantes (substâncias adoçantes) fez com que as bebidas ficassem mais saborosas. O açúcar continua eliminado da fórmula, por isso apesar do nome o produto ainda é considerado dietético.

A maioria dos refrigerantes light também pode ser classificada como diet, uma vez que é livre de açúcares. A confusão para os consumidores aumentou com a chegada da Coca-Cola Zero. Sua formulação é quase idêntica à da light, e ela também não possui açúcar. Essas apostas fazem parte de uma estratégia de marketing, que busca atingir públicos diferentes com produtos bastante semelhantes.

Os alimentos diet são regulamentados pela Portaria SVS/MS nº. 29/1998, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já as bebidas diet são regulamentadas pela Instrução Normativa 29/99 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os alimentos light são regulamentados pela Portaria SVS/MS nº. 27/1998, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já as bebidas light são regulamentadas pela Instrução Normativa 29/99 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

É exigência da Anvisa que todo produto diet contenha no rótulo a frase "Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico". Além disso, é aconselhado um alerta aos diabéticos quando o alimento contiver glicose, frutose ou sacarose, e o aviso "Contém fenilalanina" quando houver adição de aspartame à fórmula. No caso de alimentos que possuem em sua composição trigo, aveia, cevada, centeio e derivados, o rótulo deve conter a advertência “Contém Glúten”. Caso contrário, “Não contém Glúten”.

Não é exigida nenhuma informação em especial no rótulo para os alimentos Light.


Links Veja.com • Diabéticos não sabem como usar produtos diet e light, indica pesquisaBlog Geraldo Medeiros: Alimentos diet e light. Há diferença?

Fontes • Portais da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); • Ana Paula Peretti, gerente de produtos especiais substituta da Anvisa; • Virgínia Nascimento, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

2 de outubro de 2009

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin