27 de dezembro de 2009

Panetone ou Pão de Natal

Na minha família sempre fizemos nosso próprio pão de natal. E ele sempre foi dado de presente para os familiares e amigos mais próximos. Era a minha avó Lucila que os fazia sempre.

Depois que ela se foi, convenci minha Mãe de fazer os pães. O problema é que minha avó sabia a receita de cor e não tínhamos a receita exata que ela utilizava...

Mas, com a Internet tudo ficou mais fácil. Com o passar dos anos fizemos algumas pesquisas e testamos algumas receitas. De todas, a que mais gostei foi a desse ano. O resultado final é bem parecido com o pão que a minha Avó fazia... E é bem fácil!




Como sou meio apressada (e acho que sei fazer as coisas sem ler) a primeira receita eu fiz errada. Ao invés de juntar o fermento com apenas 100 gramas de farinha, juntei com o quilo todo. Isso fez com que a fermentação demorasse mais e com que o pão não parasse de crescer nunca!!! Resultado, esse pão ficou mais aerado, com mais buraquinhos, e rendeu mais do que as quatro porções normais. Por isso, cada pão ficou com menos frutas e foi mais difícil de misturar os ingredientes, logo, o gosto de cada pão variou mais.

Já a receita feita da forma "correta" foi mais fácil de misturar, as frutas ficaram uniformemente distribuídas por todos os pães e o gosto ficou igual.

Enfim, o que pude aprender disso tudo foi: se você gosta de pão mais leve, mais aerado, misture uma maior quantidade de farinha no fermento quando for fazer a massa básica.

Outra coisa, nos comentários à essa receita muitos falaram que faltou a essência de panetone. Eu discordo. Acho que o suco de uma laranja misturado com uma colher de sopa de essência de baunilha são suficientes para dar aquele gostinho especial.

Vamos a receita do site: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2679-panetone.html

Ingredientes:

1 Kg de farinha de trigo
100 g de fermento biológico
200 g de manteiga
200 g de açúcar
15 g de mel
8 gemas
10 g de sal
250 g de frutas cristalizadas
150 g de uvas passas embebidas no rum
1 pitada de essência de baunilha
raspas e suco de uma laranja
água até dar o ponto

Modo de Preparo:

Numa vasilha, misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água. Se quiser um pão mais aerado, misture com mais farinha. Fica com aparência de esponja

Deixe descansar por 15 minutos e depois adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia.

Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro.

Leve para assar numa assadeira ou em forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura média de 180 graus.

Espero que vocês gostem! Dei para alguns amigos, como a minha querida Avó Lucila fazia, e eles adoraram o presente!

Beijos!


barrinhagarf Pictures, Images and Photos

25 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL!

QUE NOSSO NATAL SEJA DOCE E QUE O MILAGRE DA VIRADA DO ANO RENOVE NOSSA ESPERANÇA, NOSSA CAPACIDADE DE RENOVAÇÃO, DE CRIAÇÃO, DE SER FELIZ!

SAÚDE E PAZ PARA TODOS OS QUE PASSAREM POR AQUI E PARA TODOS DO MUNDO!

BEIJOS!!!

PAULA

barrinhagarf Pictures, Images and Photos

23 de dezembro de 2009

Bolo Natal

Esse bolo eu fiz a pedido da mãe de uma amiga da turma do meu filho mais velho. Era para comemorar os aniversários do mês de dezembro da escola. Como ela não escolheu nenhum tema, eu escolhi o tema Natal...
O bolo foi o básico: massa branca e de chocolate, em três camadas. Recheio de brigadeiro.
Agora os poucos detalhes da decoração.


Beijos,

barrinhagarf Pictures, Images and Photos

21 de dezembro de 2009

Bolo de Rosas


Esse Bolo eu fiz para a minha querida Tia Avó Laurinha, uma das minhas inspirações. Ela completou 84 anos e fizemos uma festinha pra ela. Ela ficou encantada, pois segundo ela nos disse, nunca tinha tido um bolo de aniversário...

Fiquei muito emocionada com a felicidade dela!

Abaixo, as fotos dos detalhes. Fiz dois bolos brancos, com massa a base de iogurte e óleo de milho, e recheios de brigadeiro e doce de leite.







Beijos,

barrinhagarf Pictures, Images and Photos

6 de dezembro de 2009

Momentos Especiais


Quatro lindos ajudantes fizeram da minha tarde uma doce alegria!!!


E lá no fundo, o bolo de amanhã para o churrasco de encerramente da turminha de alfabetização do João Paulo...


Beijos,



barrinhagarf Pictures, Images and Photos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin