21 de agosto de 2010

Alguma Bossa

O Doce Lucila está no blog Alguma Bossa num post muito bacana! Marcela e Flavia são amigas muito queridas que fiz há poucos anos, mas que são muito importantes. Pois uma coisa eu aprendi com o meu Pai, os amigos são a base da vida. Ainda mais pra mim, que sou filha única, esse ensinamento é muito importante.

Pois bem, estamos lá, recomendados em um blog lindo, que privilegia as coisas bem feitas, com bom gosto e simplicidade. Portanto, um orgulho estarmos lá!!!

Visitem: Alguma Bossa

Beijos e doces sonhos!

Paula

16 de agosto de 2010

Como colar pasta americana?

A resposta é: depende em que momento!

1º momento:

Você está fazendo o bolo. Para colocar a pasta no bolo já no formato desejado você pode utilizar doce de leite ou glacê. Quando eu quero um bolo bem liso utilizo o glacê mármore, cuja receita é: 500 gramas de açúcar impalpável, 250 gramas de gordura hidrogenada, 1 colher de sopa de pó de meregue e 4 ou 5 colheres de sopa de água mineral. Tudo batido por mais ou menos 10 minutos.

Doce de leite:



Glacê:




2º momento:

Você está fazendo os detalhes do bolo e deseja colar partes de pasta americana. Nesse caso eu utilizo a cola própria, que pode ser encontrada em qualquer loja que venda artigos para confecção de bolos. Para fazer é fácil, basta diluir uma pequena quantidade em um pouco de água mineral, misturar bem, aguardar alguns minutos. Para colar, vc deve passar uma pequena quantidade nas partes já moldadas de pasta americana, tirar o excesso e juntar. Aguarde alguns segundos segurando e deixe secar antes de colocar sobre o bolo, especialmente se vc morar em lugares quentes e úmidos, como o Rio de Janeiro.



3º momento:

O bolo já está pronto e aconteceu um acidente com um enfeite. Nesse caso, se você não é a doceira e apenas encomendou o bolo, o primeiro passo é ficar calma! E JAMAIS utilizar ÁGUA. Isso porque a pasta americana ao contato com água se dissolve facilmente...
Se você não tiver essa cola (do 2º momento) em casa, faça uma cola de açúcar. Como? Coloque em uma panela uma ou duas colheres de açúcar e faça um caramelo. Mas retire do fogo antes dele escurecer, especialmente se a decoração for branca. Depois de esfriar um pouco, pegue esse caramelo com um cotonete e coloque delicadamente no local que se descolou. Segure por alguns segundos as partes a serem coladas até que fiquem juntas. Pronto, seu bolo está a salvo!



BOA SORTE!!!

13 de agosto de 2010

Bolo Le Creuset

Finalmente o bolo pronto!

Esse foi o resultado final do bolo que fiz para o Chá de Panela da Fernandinha, uma querida amiga da época de Friburgo!

Ela pediu algo ou roxo ou lilás e eu descobri a linha Cassis da Le Creuset. Realmente um espetáculo de linda.

Em um próximo post vou mostrar o passo a passo do bolo e relembrar a receita da massa principal, do recheio e do Glacê Mármore.

Por enquanto ficamos apenas com o bolo pronto:



Ah, também fiz uns cupcakes de presente pra ela, utilizando forminhas lilás, cobertura de pasta americana branca e de complemento, uma mini panelinha. O Cup Cake foi de chocolate com recheio de puro brigadeiro...



Beijos,

8 de agosto de 2010

Idéias em Construção

Recebi uma encomenda hoje para um bolo de chá de panela. A noiva adora a cor lilás e por isso as cores da decoração do evento serão o próprio lilás, o roxo e o branco.

Minha sugestão para o bolo foi fazer uma bolo em forma de panela, mas não qualquer panela, a Le Creuset, claro!

Achei em pesquisas em sites especializados nessa panela, que há uma linha nova na cor Cassis. Essa será a minha inspiração!

Será um bolo para 40 pessoas e minha idéia é cobrir a base do bolo com um tecido quadriculado branco e roxo ou lilás, parecendo um pano de prato, para enfeitar o tema.

Olha só que linda é essa nova cor da Le Creuset!




Beijos,

4 de agosto de 2010

Bolo de Bailarina 2


Esse foi o bolo que eu fiz hoje! Foi para a minha afilhada Sofia, para a comemoração de seu aniversário na escola, que será junto com uma amiguinha! O tema era Bailarina, só que dessa vez eu resolvi fazer um bolo, bem arrumadinho, lembrando uma roupa de bailarina, com os babados e os detalhes de flores.

A tábua do bolo eu forrei com papel laminado rosa. O bolo eu cobri com pasta americana branca e os detalhes foram em lilás e rosa.

Depois eu vou fazer um poste para mostrar o passo a passo de como fazer cada um desses enfeites, todos em pasta americana tingida antes de moldá-los.

Dessa vez o bolo foi todo de chocolate (massa a base de iogurte) e recheio de brigadeiro (feito com chocolate em pó e nescau), já que era apenas para crianças! Cobri o bolo com a minha armagamassa de glacê para que ele ficasse bem lisinho.

Beijos,

1 de agosto de 2010

Bolo Darth Vader



Sim pessoal, esse aí é o Darth Vader... Meio assustador, mas era o tema da festa do Rafael, amigo do meu filho mais velho. Demos pra ele o bolo de presente.

O modelo do bolo eu fiz olhando uma foto do Dart na internet e cortei na ponta da faca. E os detalhes fiz com pasta americana mesmo.

O bolo foi o de sempre, massa de chocolate e branco, com recheio de brigadeiro e doce de leite, só que dessa vez acrescentei Nutella. Todos adoraram...

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin