26 de setembro de 2010

Como precificar um bolo?



O primeiro passo é saber o seu custo. Para tanto, anote cada ingrediente usado na receita, a quantidade e o preço pago no mercado.

Eu utilizo o Excel, que é um aplicativo fácil de usar e específico para fazer planilhas.


Com isso, vc deve somar o preço de todos os ingredientes que você gastou, acrescentar um valor pelo custo do gás e da luz gastos ao longo da elaboração do bolo. Pode ser algo em torno de R$1,00 ou R$2,00.

Depois, utilizando a planilha que eu tenho na coluna lateral do meu blog, de tamanho de bolo e quantidade de fatias, vc calcula a quantidade de fatias que sou bolo terá. Considerando uma forma normal, onde cabe uma receita de bolo, teremos umas 15 fatias.

Depois disso vc deve considerar os demais ingredientes, caso o seu bolo seja recheado ou depois confeitado. Cada ingrediente deverá ser acrescido na planilha, pelo seu custo proporcional à quantidade utilizada e depois, o valor total dividido pelo número de fatias.



Pronto, você terá o custo do seu bolo. Quanto ao lucro, dizem que a gente somente começa a ganhar dinheiro mesmo quando multiplicamos o valor do custo por 4. Mas essa parte fica critério de cada um e deve ser adequado a sua clientela.

Mas o mais importante de tudo: o seu bolo deve ser gostoso e bem feito, para que aqueles que comprem gostem e sempre comprem denovo!

Boa sorte e bons doces a todos!

Beijos!

25 de setembro de 2010

Bolo do Carros





Esse foi o bolo do tema Carros para o filho de 3 anos da minha amiga.

O bolo mesmo é só a parte de baixo, a vermelha, o resto é cenográfico apenas para compor. Na segunda foto é possível ver o bolo cenográfico e o Mc Queen de biscuit.

Os bolos cenográficos eu fiz em base de isopor, coberto de pasta americana mesmo, mas eu acredito que também poderia ser feito em biscuit. Talvez até o de biscuit pudesse ser alugado, pois pode ser limpo e tem uma vida útil longa se bem cuidado.

O bolo de verdade eu cobri com um chantily bem batido para dar uma consistência mais dura e depois coloquei a pasta americana por cima.

Mas errei em uma coisa... Depois que coloquei o chantily pus o bolo na geladeira para endurecer esse creme. Mas como o dia hoje aqui no Rio estava abafado, ao tirar da geladeira e colocar a pasta americana o bolo começou a suar. Resultado: a pasta ficou enrugada e tendeu a rachar.

Acredito que para evitar isso eu deveria ter colocado uma camada mais grossa de pasta ou não ter colocado o bolo na geladeira, apenas deixado secar umas duas horas em temperatura ambiente para então cobrir o bolo...

Bom, vivendo e aprendendo...

Beijos,

20 de setembro de 2010

Novas Encomendas

Nesse mês de setembro tive três encomendas.

Duas eu já entreguei. Falta uma. Sobre esse último a idéia ainda está em construção.

Será um bolo do tema Carros para o filhote de uma amiga que fará 3 aninhos.

O primeiro desse mÊs foi para uma festa de 30 anos de uma amiga. O tema da festa era Meninas do Rio 3.0. O tema era todo de Copacabana. Fiz um bolo de um andar apenas, com 4 camadas de bolo, 2 de chocolate e 2 do branco e 3 de recheio, todos de brigadeiro.

As melhores fotos ainda estão por vir, mas posso adiantar com as minhas fotos do celular...




Deu um certo trabalho fazer essas ondas de Copacabana. Imprimi as ondes de uma foto na Internet, na proporção que eu queria. A primeira forma que eu fiz deu errado, pois eu fiz até a lateral. Tive que refazer tudo e apenas na parte de cima. A idéia era fazer um bolo simples, com a base preta, o bolo branco na lateral e apenas a parte de cima com o desenho das ondas. Pronto, ficou perfeito! As pessoas acharam que o bolo era de mentira, de isopor... Mas que nada, era um delicioso bolo de chocolate com brigadeiro! Doce surpresa!

O outro bolo, desse último final de semana, foi do Peter Pan e da Sininho. Também foi um bolo de 4 camadas, misto e com 3 camadas de recheio, mas 2 de brigadeiro e 1 de doce de leite. Fiz de pasta verde e com alguns detalhes junto dos bonequinhos.

A foto eu posto assim que receber, pois nem de celular tirei...

A novidade da receita foi que, dessa vez, no lugar de fazer a argamassa em casa, comprei um chantili pronto, que vem líquido dentro de uma embalagem tipo de leite longa vida. Você deve colocar na geladeira por 12 horas antes e bater até obter a consistência que vc deseja. O ideal também é, após colocar no bolo, esperar algumas horas antes de colocar a pasta americana, para endurecer e a pasta não rachar...

A idéia desse chantili pronto é ótima para quebrar um galho. Mas o custo fica elevado caso vc queira ganhar dinheiro com os seus bolos...

Beijos,

8 de setembro de 2010

Sorteio de Bolo em Blog

Caros Leitores,

O Blog Tati Designer Cake - http://www.tatidesignercake.blogspot.com/ está sorteando um bolo cenográfico em seu blog. Eu já estou participando. Ela tem um trabalho que vale a pena conferir, e recebe encomendas também. Pra quem mora em SP é uma boa pedida.

Beijos,

Paula

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin