12 de agosto de 2009

Bolo de Chocolate sem Ovos





Gente, ontem tava toda animada para fazer o bolo da Andréa do Aromas e Sabores, pois achei o máximo bolo de chocolate com azeite e especiarias. Seria perfeito para presentear o amigo Magno que nos chamou para jantar. Eis que descubro que não tinha OVOS em casa, nem manteiga! Igualzinho com o que aconteceu com a Paula do The Cookie Shop... Aí, me inspirei na receita dela para esses dias difíceis... e fiz um bolo misturando as duas receitas. A da Paula, sem ovos e a da Andréa, com azeite e especiarias. Vejam como ficou:

Massa:

1 xícara de água morna
1/2 xícara de chocolate em pó
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de azeite
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de chá de vinagre branco
1 colher de sopa de mel
1 pitada de canela
(o tal Cardamono da receita da Andréa eu não tinha ontem (e até então não sabia o que era), mas agora eu já tenho pois o Magno, chic que só ele, tinha em casa e me deu um pouco! AMEI...)


Preaqueça o forno a 180°C. Unte com óleo e polvilhe com um pouco de cacau uma forma redonda de 20cm (eu usei uma retangular alta de fazer pão de forma).

Misture a água morna e o chocolate numa tigela pequena até dissolver. Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Faça uma cova no centro dessa mistura e deite o óleo, a mistura de chocolate e a baunilha. Mexa bem até ficar homogêneo. Depois coloque o mel e a canela. Por último, misture o vinagre e misture bem. Coloque na forma e leve ao forno imediatamente.

Asse até que um palito saia seco ao ser espetado no centro do bolo, mais ou menos 30 a 35 minutos. Deixe esfriar por uns 20 minutos e desenforme.

Nessas minhas mudanças, como eu não tinha ÓLEO também (Nossa! E nem é final de mês...) eu usei a mesma quantidade de azeite. Talvez isso tenha feito ficar com um gostinho de azeite no fundo, que nem a canela ou o mel tiraram. Se você for mesmo usar o azeite, ou coloque menos, como no bolo da Andréa que postei a receita ontem, ou carregue um pouco mais nas especiarias (e coloque a Cardamono...).

De qualquer forma, o bolo ficou ótimo. Super leve, macio e saboroso! Valeu a experiência.

Pro nosso jantar de hoje, a Maria Helena (que soube que é uma ótima doceira) tinha preparado um delicioso doce de damasco em pedaços com geléia de laranja e canela em pedaços, que ficou perfeito e combinou super bem com o meu bolinho "de azeite" (nome pelo qual ficou carinhosamente conhecido!). Fizemos também na hora uma calda de chocolate (ganache), onde misturei chocolate meio amargo com o chocolate ao leite (tinha um pouco de cada um...) além de uma colher de mel e o creme de leite.

O Magno, o Hans, o Guilherme e o Joca só ficaram olhando ... mas pela cara deles (e o silêncio das primeiras garfadas) aprovaram! Nosso jantar foi uma delícia! ADOREI! Obrigada Magno e Hans por ter nos recebido com tanto carinho em sua casa! Ao Guilherme e a Maria Helena também um grande beijo!!

Um comentário:

  1. QUE OPTIMA IDEIA. E FICA MUITO MAIS SAUDAVEL!!!BEIJINHOS

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin