20 de novembro de 2009

Bala de Coco


Essa é a famosa bala de coco da minha família! Hoje em dia, quem faz com muito talento é a minha Mãe. Antigamente era a minha Querida Avó Lucila. Essa bala era o carro chefe de suas delícias...

Aqui está o passo a passo e a receita:
1 quilo de açúcar refinado
1 vidro de leite de coco (250 ml)
1 medida desse vidro de água
1 colher de vinagre branco (o segredo)

Misturar todos os ingredientes em uma panela e colocar no fogo médio. Não é preciso mexer. Deve ficar em torno de 20 a 30 minutos até dar o ponto.


Para ter uma idéa do ponto, depois que já estiver fervendo por um tempo, pegue um copo com um pouco de água e jogue um pouquinho da bala. Se quando você pegar estiver unindo e "puxa", está pronto.

Derrube o conteúdo numa pedra mármore untada com manteiga. Não raspe o fundo da panela pra não açucarar!!! Vá puxando pelas beiradas para ir esfriando e quando sentir que dá, junte tudo e comece a puxar.


Puxe até ficar branquinha. Coloque de volta na pedra mármore, corte pequenos pedaços, enrole uma espécie de cobrinha torcendo e corte as balinhas com tesoura ou faca. Deixe-as separadas uma das outras para não grudar quando secar. Corte bem rápido, ainda mais em dias quentes, pois elas secam muito rápido!!!

Pronto! As balinhas mais simples e mais disputadas das festas estão prontas. Depois é só enrolar naqueles papéis com franja ou servir em um baleiro.

Obrigada Mãe! Ficaram uma delícia!! Você está cada vez melhor !!!

Beijos,

barrinhagarf Pictures, Images and Photos

5 comentários:

  1. Ui, eu amo essas balas...já tentei fazer, mas não consegui puxar...de outra vez, açucarou, acho que mexi com a colher....mas queima a mão, não é?
    Tive uma secretária aqui em casa que sabia fazer, mas foi embora...bem, pelo menos, eu não saber como fazer é uma vantagem....engordo menos...rsrsrs...
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Taí uma coisa que nunca me aventurei a fazer, nem cogitei!
    Na minha infância era a única bala servida e muito apreciada. Embrulhada em papel de seda franjado, num baleiro formando uma cascata, ainda existe isso... rsrs?
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Paula sei que é dificil fazer estas balas, mas amo de paixão, todo aniversario procuro comprar as caseiras, artesanais...aqui já encomendei de maracuja, nozes, abacaxi...tudo de bom essas balinhas,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Olá, acompanho seu blog sempre, acho suas receitas muito boas. Estou desempregada e resolvi fazer as balas de coco para vender, a sua receita é otima, consegui acertar de primeira. O problema é que não sei como vender as balas, se por quilo ou quantidade, e que valor deveria cobrar. Te agradeceria muito se pudesse me ajudar, um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Virginia, minha Avó vendia por quantidade de balinhas, então é o que fazemos. Um quilo de bala bem cortadas pode dar de 250 a 300 balinhas. Se vc tiver encomendas de 100, com 1 quilo faz quase 3 vendas! O preço vai variar de acordo com o seu tipo de clientela, de onde vc mora. Nesse caso é a lei da oferta e da demanda. Estabeleça primeiro o seu custo para fazer 1 quilo, inclua o gás, a luz além dos ingredientes todos. Assuma que rende 250 balas e vc saberá quanto custa cada balinha. Depois, é só multiplicar o valor da balinha encontrado pela quantidade encomendada. Pense que uma bala industrializada custa em média R$0,20 e veja se consegue vender por esse valor. Beijos e Boa Sorte!!! Paula

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin