27 de dezembro de 2009

Panetone ou Pão de Natal

Na minha família sempre fizemos nosso próprio pão de natal. E ele sempre foi dado de presente para os familiares e amigos mais próximos. Era a minha avó Lucila que os fazia sempre.

Depois que ela se foi, convenci minha Mãe de fazer os pães. O problema é que minha avó sabia a receita de cor e não tínhamos a receita exata que ela utilizava...

Mas, com a Internet tudo ficou mais fácil. Com o passar dos anos fizemos algumas pesquisas e testamos algumas receitas. De todas, a que mais gostei foi a desse ano. O resultado final é bem parecido com o pão que a minha Avó fazia... E é bem fácil!




Como sou meio apressada (e acho que sei fazer as coisas sem ler) a primeira receita eu fiz errada. Ao invés de juntar o fermento com apenas 100 gramas de farinha, juntei com o quilo todo. Isso fez com que a fermentação demorasse mais e com que o pão não parasse de crescer nunca!!! Resultado, esse pão ficou mais aerado, com mais buraquinhos, e rendeu mais do que as quatro porções normais. Por isso, cada pão ficou com menos frutas e foi mais difícil de misturar os ingredientes, logo, o gosto de cada pão variou mais.

Já a receita feita da forma "correta" foi mais fácil de misturar, as frutas ficaram uniformemente distribuídas por todos os pães e o gosto ficou igual.

Enfim, o que pude aprender disso tudo foi: se você gosta de pão mais leve, mais aerado, misture uma maior quantidade de farinha no fermento quando for fazer a massa básica.

Outra coisa, nos comentários à essa receita muitos falaram que faltou a essência de panetone. Eu discordo. Acho que o suco de uma laranja misturado com uma colher de sopa de essência de baunilha são suficientes para dar aquele gostinho especial.

Vamos a receita do site: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2679-panetone.html

Ingredientes:

1 Kg de farinha de trigo
100 g de fermento biológico
200 g de manteiga
200 g de açúcar
15 g de mel
8 gemas
10 g de sal
250 g de frutas cristalizadas
150 g de uvas passas embebidas no rum
1 pitada de essência de baunilha
raspas e suco de uma laranja
água até dar o ponto

Modo de Preparo:

Numa vasilha, misture 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água. Se quiser um pão mais aerado, misture com mais farinha. Fica com aparência de esponja

Deixe descansar por 15 minutos e depois adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia.

Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro.

Leve para assar numa assadeira ou em forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura média de 180 graus.

Espero que vocês gostem! Dei para alguns amigos, como a minha querida Avó Lucila fazia, e eles adoraram o presente!

Beijos!


barrinhagarf Pictures, Images and Photos

2 comentários:

  1. Ola Paula, passei para dizer ótinmo 2010 para vc e sua familia. Volta e meia também não leio receita misturo tudo hahahah, mas agente acaba sempre prendendo alguma coisa,
    bjs e ótimo dia
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Paulinha!
    Estou deveras apaixonada por sua cozinha...:D
    Amo bolos e enfeitinhos e não me dediquei ainda como deveria...mas vendo seu capricho, carinho e cuidado, isso me trouxe motivação!
    Vou ficá cum meu banquin sentadinha aqui...se ocê num síimportá, né?!
    Depois serve un cafezin prá nóis cum essa belezura de panetone, tá?!! :D
    Um bejim pra vc, viu?!!
    da Vinni

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin