26 de setembro de 2010

Como precificar um bolo?



O primeiro passo é saber o seu custo. Para tanto, anote cada ingrediente usado na receita, a quantidade e o preço pago no mercado.

Eu utilizo o Excel, que é um aplicativo fácil de usar e específico para fazer planilhas.


Com isso, vc deve somar o preço de todos os ingredientes que você gastou, acrescentar um valor pelo custo do gás e da luz gastos ao longo da elaboração do bolo. Pode ser algo em torno de R$1,00 ou R$2,00.

Depois, utilizando a planilha que eu tenho na coluna lateral do meu blog, de tamanho de bolo e quantidade de fatias, vc calcula a quantidade de fatias que sou bolo terá. Considerando uma forma normal, onde cabe uma receita de bolo, teremos umas 15 fatias.

Depois disso vc deve considerar os demais ingredientes, caso o seu bolo seja recheado ou depois confeitado. Cada ingrediente deverá ser acrescido na planilha, pelo seu custo proporcional à quantidade utilizada e depois, o valor total dividido pelo número de fatias.



Pronto, você terá o custo do seu bolo. Quanto ao lucro, dizem que a gente somente começa a ganhar dinheiro mesmo quando multiplicamos o valor do custo por 4. Mas essa parte fica critério de cada um e deve ser adequado a sua clientela.

Mas o mais importante de tudo: o seu bolo deve ser gostoso e bem feito, para que aqueles que comprem gostem e sempre comprem denovo!

Boa sorte e bons doces a todos!

Beijos!

10 comentários:

  1. Vim falar sobre o sorteio..preciso que vc complete as regras...FALTA : Seguir: os outros blogs / E post para divulgação...depois me avise.

    Boa sorte.

    bjs

    Tati

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, quanto tempo, vi seus bolos, lindos, já é uma grande profissional, a do Chapeuzinho Vermelho que gracinha...adorei a dica do custo do bolo, é isso mesmo, e multiplicado por 4 sim rsrsrsrrs,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Olá! Muito bonito seu trabalho! Parabéns!!!

    Bjs

    Andreia Braga

    Http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa flor, amei seu blog!!

    Homenagear eh sempre necesario, e como acabei de criar o meu ja criado blog, estou a procura de pessoas como vc, para eu poder falar la!!

    me siga tambem...

    www.umpedacodobolo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Paula desejo que o seu Natal seja inesquecível... Que o Senhor lhe abençoe em todos os sentidos, que o seu coração seja renovado, que o amor invada o teu ser e a paz habite para sempre em seu lar e em sua vida.

    FELIZ NATAL para você e toda sua família!.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu blog!!! Você deveria cadastrá-lo na lista dos melhores blogs da internet. Envie ele para a lista pelo seguinte endereço: www.sigablogs.com.br/diretorio/cadastrar-blog

    ResponderExcluir
  7. Que blog genial, completo e delicioso. Cheguei até aqui, pois buscava informações para ajudar minha esposa, ela pretende comercializar o bolo que faz, depois de tantos elogios de amigos e parentes, mas pra isso precisava de uma orientação em relação a quantidades de fatias pelo tamanho do bolo, e de quanto cobrar, e esta planilha é exatamente o que ela precisava pra servir de guia. Ainda vou explorar mais o seu blog. São tantas as informações aqui, que me convenço cada vez mais que esse empreendimento será um sucesso. Foi como descobrir uma mina e de primeira, muita sorte mesmo. Talvez não, pois isso se deve por seu grande mérito, porque numa busca e chegar até aqui logo, só sendo de excelente qualidade. Então mais uma vez parabenizo-a e meus sinceros agradecimentos.

    Abraços e felicitações de sucesso.

    Atenciosamente.

    Sherfenson

    ResponderExcluir
  8. Sherfenson, desejo sucesso para vc e sua esposa!! Obrigada pela mensagem. Abraços, Paula

    ResponderExcluir
  9. Paulinha Xará, quanto tempo!! Obrigada pelo carinho amiga. Estou sumida, mas vou voltar! Outro dia te vi no Facebook... a gente se fala! beijos, Paula

    ResponderExcluir
  10. Andreia, Gioavanna, Bruna, Ana, Eliana, Octavio, obrigada pelos comentários. Peço desculpas por não ter visto antes, mas fiquei afastada um tempo do blog... Mas agora estou de volta. Espero continuar inspirando vcs!! Sucesso pra todos. Abraços, Paula

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin