13 de agosto de 2009

Bolo de Ovo Maltine (!!)


Pois é... nessa de experimentar receitas, acabei me empolgando...

Bom, acabei de conhecer o blog de minha mais nova seguidora, a Tania do http://zakuskas.blogspot.com/. O último post dela era um Bolo de Leite Condensado. Aí, fui tentar fazer e... lembrei que ainda estou sem OVOS (deu a maior preguiça de enfrentar a fila do estacionamento do supermercado hoje...).

Pra não deixar de fazer um bolinho básico (já que a foto do bolinho dela me deu a maior água na boca), fui inventar... Busquei na internet equivalências para o OVO "perdido" e descobri uma: 1 OVO é igual a = 2 colheres de sopa de água, 2 colheres de chá de fermento, 1 colher de sopa de azeite.

Então, misturei a receita dela do bolo de leite condensado com o meu já conhecido bolo sem ovos... Mas dessa vez coloquei óleo no lugar do azeite. E, pra cumprir o meu objetivo do mês, que é falar de delícias de CHOCOLATE, tive a idéia de colocar o Ovo Maltine. Bom, vamos a receita:
Massa:
1 lata de leite condensado (395 gramas)
8 colheres de sopa de água morna
2 colheres de chá cheias de fermento químico
120 grs de farinha de trigo
4 colheres de sopa de óleo (eu usei o de Canola)
canela (opcional)
Glucose de milho (opcional)
extrato de baunilha (opcional)
uma pitada de sal
1 xícara de Ovo Maltine
Modo de fazer:
Misture o Ovo Maltine com a água morna até dissolver tudo. Jogue a baunilha nessa mistura e depois junto o leite condensado. Em uma outra tijela grande, peneire o trigo e misture o fermento. Coloque o óleo no centro dessa mistura, mexa um pouco e depois jogue o Ovo Maltine dissolvido. Misture tudo e jogue os demais temperos a gosto. Unte com farinha ou chocolate uma forma retangular e asse em fogo médio por 35 minutos.
O bolo ficou super macio, com um gostinho de canela ao fundo e super saudável.
Gente, amei a minha criação!!!
Beijos!

7 comentários:

  1. Oi Paula, minha querida chará...
    Gostei de sua invenção...bem nutritiva...sabe quem gosta de ovo maltine aqui em casa? Ele mesmo, o maridão...
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Que aspecto bom a chocolate!! Ficou mesmo lindo e acreito que muito delicioso. Parece super fofo! Que delícia.
    Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de bolo. Minha filhota tá precisando perder uns kilinhos, ou pelo menos não engordar.
    Me parece que este volo sem ovo, é óptimo, vou fazer com frutose em vez de açucar e substituir o óleo pelo azeite ou então amteiga magra.
    E vou fazer já nesse final de semana, ela todo dia me pergunta se tem sobremesa, oh dó. Mas tenho q cuidar, é a saúde dela que conta.
    Adorei, adorei a sua invenção. Depois te falo se minha pipoquinha gostou do bolinho.

    ResponderExcluir
  4. Oba! Que legal que todas gostaram! Tava aqui agora tomando meu café da manhã e comendo uma fatia do bolinho com requeijão, uma delícia! Elisabete, se for colocar azeite, cuidado pra não deixar um gostinho no fundo... dá pra quebrar esse gosto colocando mais chocolate, ovo maltine ou a canela.
    Paulinha, meu maridão tb adora ovo maltine... sabe aquele milk shake do Bob's? então... huummmm!
    Beijos! Paula

    ResponderExcluir
  5. O bolo está com uma cara ótima mesmo!! Adoro ovomaltine!
    Sábado que vem vou dar uma palestra sobre especiarias na Estácio de Sá - evento Jornada de Gastronomia. Aparece lá pra gente se conhecer pessoalmente.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Angela, sabe que eu tô adorando inventar doces? Nunca imaginei que isso era possível... achei que doce tinha que seguir a receita certinho e que nos salgados é que a gente podia inventar... que doce engano!

    Andréa, adorei o convite, mas nesse final de semana e no outro eu não posso... que pena! Mas me avise dos próximos para eu me programar. Quero muito ir!

    Beijos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin